Quando se fala em turismo em Natal, um local que não pode ficar fora do seu roteiro de viagem conhecer o maior cajueiro do mundo. Quem visita a curiosa árvore chega a duvidar do seu tamanho real, mas além deste fator, muitas outras histórias interessantes cercam a atração.
O maior cajueiro do mundo está localizado no município de Pirangi e se você não o conhece ainda, veja porque não deve deixar de visitar esta árvore tão peculiar.
Sobre o Maior Cajueiro do Mundo
O tamanho da árvore é de impressionar verdadeiramente. São 8500 metros quadrados necessários para acomodar essa big árvore. Temporariamente são feitas medições para acompanhar o desenvolvimento do cajueiro de Pirangi e com base nisso, estatísticas são elaborada.
De acordo com tais, a árvore gigante do Rio Grande do Norte consegue produzir mais de 2 toneladas e meia de caju por safra. Isso dá um total de 80 mil cajus colhidos temporariamente. Atualmente, essa mesma quantidade é produzida por outros 70 cajueiros da região.
Dono do Cajueiro
O pescador Luís Inácio Oliveira vivia na região de Pirangi por cerca do ano de 1888. Foi nesta mesma época que resolveu cultivar a árvore no seu terreno, assim como era comum na região. Até hoje diversas teorias sobre o crescimento descontrolado do cajueiro de Luís Inácio foram cogitadas. Já realizaram testes e estudos comprovando que não existe química, mas nenhuma explicação provável.
Explicação Científica
Apesar de não existir uma explicação correta sobre o que aconteceu para que o cajueiro de Pirangi crescer tanto, biólogos do Rio Grande do Norte, constataram que existe uma anomalia genética não explicada que fez a árvore chegar à tal tamanho.
O que aconteceu foi que os galhos cresceram muito além do normal e devido o peso, em vez de aumentarem de tamanho para cima, caíram até alcançar o chão. Se você observar o maior cajueiro do mundo em sua visita, perceberá que ela não é tão alta. Esses mesmos galhos, em contato com o solo desenvolveram a partir de uma nova raiz.
Cuidados com o Cajueiro
Por ser um grande ponto turístico do estado, o governo do Rio Grande do Norte disponibiliza profissionais para cuidar somente dessa área. Em 2012 alguns protestos aconteceram na região porque os galhos do cajueiro passaram a invadir as avenidas que o cercam e foi realizada uma pequena poda.
Medidas foram tomadas para evitar que o problema volte a acontecer e os galhos invadissem a Rota do Sol, via principal de acesso às praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. Foi construído um grande caramanchão neste mesmo ano e a partir de então os galhos passaram a ficar suspensos sobre a avenida. Isso criou um espetáculo ainda mais bonito na região.
Visita ao Maior Cajueiro do Mundo
Hoje já existe toda uma estrutura acerca do cajueiro de Pirangi. Foram construídas passarelas de acesso, evitando que os turistas pisem a planta e danifiquem os galhos melhores. O local é aberto ao público, mas caso você deseje, pode pagar por um guia e conhecer muito mais desta atração.
Na época da colheita, que acontece entre os meses de setembro e dezembro, ainda é possível saborear e comprar alguns cajueiros dessa árvore tão especial.