O Pelourinho faz parte do Centro Histórico de Salvador e não tem como visitar a capital baiana e não passar um dia por lá. Berço cultural da cidade, você vai encontrar desde soteropolitanos bem típicos como muita música e artesanato. Você já foi ao Pelourinho? Ainda não? Veja o que vai encontrar pelas ladeiras mais populares do Brasil.
Como Chegar
Independente de onde você está hospedado, vai encontrar transporte público para o “Pelô”. Existem linhas de ônibus que ligam as principais avenidas à Praça da Sé e se você ainda quiser um pouco mais de conforto, pode escolher as linhas executivas e pagando apenas 20 centavos a mais do que os ônibus convencionais. Para quem vai de carro não precisa estacionar na Praça da Sé, pois em algumas ladeiras do Pelourinho você encontra travessias de veículos e também estacionamentos.
Monitores de Turismo
Para quem deseja conhecer o Pelourinho e toda a história desse lugar maravilhoso, pode contratar um serviço de Monitores que são totalmente credenciados pela prefeitura de Salvador e recebem treinamento para orientar grupos pequenos de turistas. Se não quiser ter esse gasto não precisa se preocupar porque andar neste pequeno bairro é bem simples.
Igrejas no Pelourinho
Em todo o bairro do Pelourinho você encontra muitas igrejas e todas com heranças históricas imensas. A principal é a Igreja de São Francisco, que é a mais rica igreja do Brasil. O seu interior é todo em ouro e somente em ocasiões especiais que você a encontra aberta para visitação. Além dessa, A Santa Casa de Misericórdia, a Catedral Basílica, Igreja de São Domingos e muitas outras podem ser encontradas pelo Pelô.
Museus
Se você busca cultura e história vai achar de sobra no Pelourinho. O Memorial de governadores e republicanos da Bahia é um grande ponto que conta muito da história do Brasil. Você também tem o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu Afro Brasileiro, o Museu Tempostal, o Museu Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade e muitos outros.
Largos
Se o que você procura no Pelourinho são as famosas festas e ensaios, não podei deixar de conferir a programação dos Largos do local. O Largo Tereza Batista, Largo Pedro Arcanjo, Largo do Rosário, Largo do Pelourinho, entre outros. Todos os finais de semana um grupo de ritmos diferenciados ajudam a deixar a noite do Pelô ainda mais divertida. Como já cantou o grupo Olodum, “Todos os domingos e terças-feiras, tem samba de roda e capoeira. Domingo tem Olodum no Pelô. Na terça tem a benção do Senhor…” Então se você quer encontrar uma noite ritmada com os tambores baianos, não deixe de visitar o Olodum nesses dias.
Carnaval Cultural no Pelourinho
O carnaval do Pelourinho é bem diferente do que se passa na cidade de Salvador. Apesar de ficar no final do percurso do Campo Grande, você encontra uma atmosfera bem diferente. São bloquinhos com banda de fanfarra e samba que encantam as ruas do bairro nessa época. Se você gosta de um carnaval mais cultural e tradicional, vai amar!