Desde os primeiros anos da história do Brasil existem heranças religiosas importantes e isso não poderia se perder ao longo do tempo. Foi a partir desse pensamento que se criou o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte. Ao chegar por aqui, você não vai encontrar somente a história de diversas religiões praticadas no Brasil, mas uma infinidade de obras de artes construídas para igrejas e templos.
Apesar de pequeno, o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte é extremamente gracioso. Veja o que encontrar por aqui e porque não pode deixar de visitar esse prédio tão importante para a cultura, a religião e o turismo.
Ambientes do Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte é dividido em salas com abordagens diferentes às obras de arte expostas aqui. Você poderá encontrar já na primeira sala um importante quadro para a cultura potiguar. Um grande quadro de Nossa Senhora dos Prazeres pode ser admirado e você também vai conhecer um pouco mais sobre a história da santa e da pintura. Este quadro pertencia à antiga catedral da cidade de Goianinha, também no estado do Rio Grande do Norte.
Também na primeira sala do Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte há uma segunda pintura de muita importância para o estado. A obra retrata Nossa Senhora da Conceição, muito importante para o catolicismo. Também existem outras obras de destaque como é o caso de um painel com a imagem de Santo Antônio.
Em outros ambientes você encontrará relíquias como é o caso dos oratórios antigos dispostos na segunda sala e às ourivesarias e pratarias, dispostas na sala do piso superior do prédio.
Imagens Originais no Museu De Arte Sacra
No Museu existem algumas imagens expostas de grande valor para o mundo religioso. Parte destas imagens foi doada pela Igreja de Extremoz e restaurada para ser exposta novamente neste museu. Elas são heranças do século XIX, como é o caso do Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Assis.
Imagens mais antigas como a de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição, vieram do século XVIII. Pra finalizar as relíquias de imagens que você encontra no Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte, você encontra o São Joaquim, herança do século XVII.
Serviço
O Museu em acesso livre de terça à sábado entre os horários de 9 e 17 horas. Não há cobrança de taxas para entrada, mas você pode contratar algum serviço de visita guiada e conhecer um pouco mais sobre o lugar.
Para visitá-lo se dirigir à Rua Santo Antônio, sem número, no bairro Centro, na cidade de Natal. Para grupos grandes de visitantes, a administração do museu pede que sejam agendadas as visitas.
O telefone de contato do museu é (84) 3211 4236.