A pequena cidade de Maceió é considerada o Caribe brasileiro e guarda uma imensidão de belezas naturais. Levando em conta o tempo de exploração de outras cidades do Nordeste, esta foi fundada mais tardiamente, o que aconteceu apenas em 1609. Estas terras primeiramente eram sesmarias de Manoel Antônio Duro e que um pouco mais tarde passou para as mãos do então rei de Portugal.
Foi a partir de uma autorização dele que o Visconde de Barbacena construiu um forte muito importante para o desenvolvimento da então Vila de Alagoas. A partir de então foi só crescimento para o estado e desenvolvimento na região. Mesmo possuindo uma importante história no período colonial, foi mesmo pelas suas praias que a cidade de Maceió ganhou destaque no país inteiro. Veja alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Praias de Maceió
O que não vai faltar na cidade de Maceió e em todo o estado também é praia. A capital alagoana tem uma faixa litorânea muito bonita e perfeita para qualquer turista. Veja as principais praias e onde você pode curtir um sol com mais tranquilidade ou festa.
- Praia da Avenida: esta praia possui um pequeno agravante porque as suas águas não são permitidas para banho. Por outro lado você tem brinde uma avenida da orla linda e muitas barraquinhas onde é possível parar e admirar o por do sol.
- Cruz das Almas: recebeu esse nome porque antigamente era um cemitério de índios no local. Esta praia já fica na saída da cidade de Maceió e se tornou o maior point de turistas alagoanos.
- Praia de Ipioca: foi por esta praia que os holandeses observavam o mar durante as invasões do período colonial. Hoje a praia é bem tranquila e conhecida pelas suas águas bem mornas e relaxantes.
- Praia de Jacarecica: também muito procurada por surfistas da região. Eles se dividem nas águas dessa praia com os pescadores, muito frequentes na orla. Não é uma praia liberada para banho.
Além destas muitas outras praias fazem parte da orla de Maceió.
Passeios culturais e históricos
Apesar de pequena a cidade de Maceió guarda um acervo cultural muito bonito e importante para a história do Brasil. Veja alguns deles.
- Palácio Floriano Peixoto: construído ainda em 1893, este palácio é um dos mais importantes da cidade.
- Museu do Instituto Histórico e Geográfico: Aqui você tem um acervo incrível de peças herdadas desde os primeiros anos da fundação da cidade. Vale a pena conferir.
- Catedral Metropolitana: a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída em 1821 e assume o posto de principal igreja da cidade de Maceió. Visite o site oficial: www.catedraldemaceio.org.br
As lagoas de Maceió
Apesar das praias de Maceió serem lindas, as lagoas também chamam muita atenção e turistas para desfrutar de um passeio diferente. A Lagoa da Manguada é a mais popular e também a maior de todo o estado do Alagoas. Por aqui é possível fazer passeios ou apenas admirar o cenário que é perfeito.
Além da Lagoa da Manguaba, não deixe também de conhecer a lagoa de Mundaú, lagoa do Roteiro e a lagoa de Jequiá.