O estado de Piauí é uma das unidades federativas do Brasil, situado no noroeste da Região Nordeste. Com uma área de 251.577,738 km², ele é um pouco maior do que o Reino Unido e possui uma população de 3.289.290 habitantes. A cidade de Teresina é a capital e a mais populosa do estado, dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, compostas por 224 municípios. Os municípios com população superior a 80 mil habitantes incluem Teresina, Parnaíba e Picos.
A geografia do Piauí é marcada pela sua localização, cercado por cinco estados vizinhos, como Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Maranhão. Ao norte, o estado é banhado pelo Oceano Atlântico e possui o menor litoral entre todos os estados brasileiros, com uma extensão de 66 km. O relevo do estado é moderado e a regularidade da topografia é superior a 53%, com altitudes inferiores a 300 metros.
A economia do Piauí é composta por diversas atividades, como a indústria (química, têxtil, de bebidas), a agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e a pecuária. A região do Piauí começou a ser povoada pelos colonizadores europeus e sobretudo portugueses no século XVII, desde o interior, na época em que vaqueiros, vieram principalmente da Bahia, à procura de pastos.
Na história do Piauí, há vestígios da presença do homem que datam de até 50 000 anos. Estes estão presentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra das Confusões e em Sete Cidades. O Parque Nacional da Serra da Capivara é, sem dúvida, o mais importante. Lá, foram encontradas a cerâmica mais velha da América, um bloco de tinta de 10 000 anos, fósseis humanos e animais, pinturas rupestres e outros artefatos antigos.
Depois da independência do Brasil em 1822, o Piauí enfrentou alguns desafios políticos e econômicos. Tropas fiéis a Portugal ocuparam a cidade de Parnaíba e houve alguns movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, que afetaram o estado. Em 1852, o governo provincial transferiu a capital de Oeiras para Teresina, o que marcou o início do crescimento econômico do estado. No entanto, mesmo depois da Proclamação da República no Brasil, o Piauí enfrentou dificuldades para se desenvolver social e economicamente. Hoje em dia, o estado tem se esforçado para superar essas dificuldades e promover o desenvolvimento econômico e social.