O estado do Rio Grande do Norte é conhecido por sua localização geográfica privilegiada, com extensão de quatrocentos quilômetros de litoral, o que o torna um dos mais famosos do Brasil. Além disso, o estado é responsável pela produção de 95% do sal brasileiro devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte. A economia do estado se baseia principalmente no setor de serviços.
A história do Rio Grande do Norte remonta ao povoamento do território brasileiro, com invasões de povos estrangeiros, como franceses e holandeses. Em 1822, quando o Brasil conquistou sua independência do Império Português, o Rio Grande do Norte passou a se tornar uma província, e depois um estado, tendo como primeiro governador Pedro de Albuquerque Maranhão. A capital do estado é Natal e sua atual governadora é Fátima Bezerra, eleita nas eleições estaduais realizadas em 2018.
O Rio Grande do Norte é dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 809,601 km², o que equivale a 3,42% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil. Com uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte é o décimo sexto estado mais populoso do Brasil, possuindo o segundo melhor IDH e a maior renda per capita da região Nordeste e a melhor expectativa de vida do Norte-Nordeste, chegando a 76,0 anos, a nona maior do país.
Na bandeira nacional brasileira, o estado é representado pela estrela Shaula, da constelação de Scorpius. Devido à sua localização geográfica, que forma um vértice a nordeste da América do Sul, o Rio Grande do Norte é tido como uma das “esquinas” do Brasil e do continente, posição que também lhe confere uma grande projeção para o Atlântico.